12 nov

Projeto :: Consultório Médico


Por Gabriela Campos

Montagem ConsultórioAcredito que um novo projeto irá sempre representar um desafio na trajetória de um arquiteto, especialmente aquele cuja função foge do lugar comum. No meu caso, este “lugar” está mais voltado para projetos residenciais, e um consultório médico é certamente um desses exemplos. Esta ferramenta do arquiteto para mim é uma das mais interessantes: adaptar-se ao novo, absorvendo as necessidades e expectativas daquele determinado cliente, concentrando todos os esforços para garantir que aquele espaço será o mais funcional possível, com o melhor aproveitamento de espaço.

O projeto trata-se da transformação de uma sala comercial em um consultório de um clínico geral. O edifício foi entregue recentemente, “no osso” como chamamos, sem qualquer revestimento ou alvenarias internas. Precisava encaixar naquele “retângulo” o consultório em si, lavabo, sendo copa, recepção, lavabo para pacientes…ou seja, muita coisa para um espaço reduzido.

Alguns desafios: a recepção precisava ser maior que o convencional, pelo grande fluxo de pacientes. O mesmo valia para a copa, por conta do mobiliário de arquivo de pacientes, que ocupariam uma área considerável. Um Lavabo interno ao consultório para uso exclusivo do médico. Vários detalhes que aos poucos foram moldando a o layout final do consultório.

Planta ConsultórioO objetivo da utilização de branco somado a tons amadeirados era o de proporcionar um design limpo: adequado para este tipo de atividade, no entanto sem ter aquela carinha tradicional de ambiente frio de clínicas e hospitais, sendo a marcenaria customizada o grande destaque. Todo o espaço segue a mesma linguagem, buscando uma sensação de aconchego.

♥ Consultório

074075

081

070

♥ Recepção

108

094

100

099♥ Alguns detalhes..

077

078

111112

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>